Nossas Especialidades
Especialidade

Ceratocone

Quais os sintomas?

À medida que a córnea vai se tornando afinada, o paciente percebe que a visão está borrada e distorcida, a qual pode ser moderada ou severa, dependendo da quantidade do tecido corneano afetado. Ocorrem modificações freqüentes nas prescrições dos seus óculos em curto período de tempo e, além disso, os óculos já não fornecem uma correção visual satisfatória.

É muito comum o paciente apresentar prurido ocular, diplopia (visão dupla), halos em torno das luzes e fotofobia (sensibilidade anormal à luz) no olho afetado.

Qual é a incidência e a evolução da doença?

Sua incidência é de aproximadamente 54,4 casos para cada 100.000 habitantes.

O ceratocone inicia-se geralmente na adolescência, em média por volta dos 16 anos de idade, embora tenha sido relatado casos de início aos 6 anos de idade. Raramente o ceratocone desenvolve- se após os 30 anos de idade. O ceratocone afeta homens e mulheres em igual proporção segundo estudos mais recentes e em 90 % dos casos afeta ambos os olhos. Em geral a doença desenvolve-se assimetricamente: o diagnóstico da doença no segundo olho ocorre cerca de 5 anos após o diagnóstico no primeiro olho. A doença progride ativamente por 5 a 10 anos, e então pode estabilizar-se por muitos anos. Durante o estágio ativo as mudanças podem ser rápidas e severas.

Qual a causa do ceratocone?

Sabe-se pouco a respeito das causas que levam ao ceratocone. Alguns casos podem ter componente hereditário, embora a maioria dos casos não apresente história familiar da doença.

O ceratocone pode associar-se a outras patologias. Sabe-se que um número considerável de pacientes com ceratocone tem um componente alérgico associado e o ato de coçar os olhos contribuiria como causa e evolução do ceratocone. Paciente com Síndrome de Down tem probabilidade significativa maior de desenvolver ceratocone, provavelmente devido à associação com o cromossomo 21. O fato de lentes de contato produzirem alterações na córnea, algumas vezes irreversíveis, fez com que alguns autores associassem o seu uso ao aparecimento da doença.